"Ganda laxa"


Com o pé direito, lá entrei, caloira, na escola para me apresentar a uma turma de PCA. Tudo correu dentro da normalidade, pequenas notas apenas dignas de registo, nomeadamente o pedido do G.E.S. para que entregue as fotocópias já furadas, pedido esse que me levou a registar na minha agenda: - comprar furador dos grandes.
Depois, enquanto falava dos critérios de avaliação e dos trabalhos que vão ser realizados ao longo do ano lectivo, ouviu-se uma voz que perguntava se aquilo era o sumário, era o G.B., que tinha uma expressão "entre o sono e o sonho", sem saber muito bem o que estava ali a fazer.
Para terminar, perguntei aos moços o que os trouxera até este percurso, assiduidade diziam uns, retenções, diziam outros, assiduidade e retenções, assegurava a maioria, até que chegou a vez de uma jovem, cujo nome ainda não memorizei, que deu a resposta  que a seguir se reproduz:
- Oh pressora, no ano passado eu 'tava no regular, mas já viu o que é ir para uma turma de 9º regular com a minha idade?? Ganda laxa! - e antes que eu fizesse qualquer pergunta, adiantou-se a esclarecer:
- Laxa é vergonha, 'tá a ver?
Ya, 'tou a ver, respondi-lhe eu, em pensamento, enquanto lhe agradecia o ter-me ensinado uma palavra cuja existência nem imaginava. Ganda laxa para uma professora de Português!

CONVERSATION

0 Comentários:

Enviar um comentário